Você lida bem com a rotina?

95CA6FE7-93BD-42E1-8C31-692A2D250C91

     As férias acabaram e o segundo semestre chegou trazendo de volta à rotina para a maioria das famílias. Normalmente, em casa com crianças o mês de julho é bem diferente e movimento pelas férias escolares,  mas agora é hora de voltar para as atividades diárias e aí eu te pergunto: você lida bem com a sua rotina? Gosta dela?

         É esperado que nos primeiros dias exista um estranhamento e, às vezes, uma sensação ruim quando voltamos a rotina, mas essa sensação é “normal” por um pequeno período  de tempo que seria o processo de readaptação, mas quando esse sentimento acompanha o seu dia a dia é preciso estarmos atento para identificar o porque. Alguns estudos apontam que essa sensação ruim pode vim acompanhada de sintomas como: cansaço, dores musculares, fadiga exagerada, insônia, intolerância às dificuldades do dia-a-dia, preocupação excessiva e culpa. Sentimos uma queda na nossa produtividade e um desânimo crescente.

    Diante desse cenário não devemos nos desesperar. É precisar saber que, provavelmente, são sensações e sentimentos passageiros e reconhecer isso tornará mais fácil voltar a rotina. Alguns pontos podem ajudar para que esse regresso não seja tão dolorido, por exemplo: se estiver viajando e for possível, volte um ou dois dias antes para casa. Isto permite-lhe ter algum tempo para se ambientar e organizar, sem que a transição seja tão drástica; Organize o seu sono e horários.

     Estes dias podem ser exatamente aquilo que precisa para voltar aos seus horários de sono, de atividade e de alimentação, diminuindo o cansaço que está muitas vezes associado ao pós férias; Saiba em que ponto ficou o seu trabalho. Relembre mentalmente, pergunte a um colega ou leia os e-mails com calma, mas tente preparar-se um pouco para o que o espera no trabalho; Organize os seus primeiros dias. De acordo com o que há para fazer nos seus dias e no trabalho, faça uma lista, crie prioridades; Pense a longo prazo. As férias terminaram, mas há outros planos a curto e longo prazo, certo? Então procure também focar-se neles, eles podem ser a motivação que você precisa para ganhar energia e por fim relaxe, busque um tempo para você.

    Diante do exposto é importante que tiremos da nossa cabeça a ideia que os momentos bons e prazeroso só acontecem nas férias. Vamos trazer um pouco da tranquilidade e despreocupação para a rotina e vida que segue. Rotina é saudável só precisamos aprender a lidar com ela. 

Achou interessante? Compartilhe!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Aguarde...

    Informe Seu E-mail

    Quer receber meus artigos sobre temas relacionados a psicologia? Medos, Stress, Ansiedades, depressão... Cadastre seu melhor e-mail.