Você é compulsivo?

compulsao_siteHoje falaremos um pouquinho sobre Compulsões que é um termo conhecido de todos nós e rapidamente associado à compulsão alimentar por ser uma das mais conhecidas, mas você sabia que existem vários tipos de compulsões? Vamos conhecer um pouco de como elas surgem e quais são os tipos mais frequentes.

Normalmente, as compulsões surgem como fontes de prazer de fácil acesso ou seja o sujeito passa a buscar prazer em alguns comportamentos que acabam se tornando compulsões por serem repetidos com grande frequência e sem uma necessidade real do corpo.

Na compulsão predomina um alto nível de ansiedade e uma vontade incontrolável de ter prazer, que ao ser satisfeita alivia a tensão, a pressão, a raiva, o medo, dentre outros sentimentos. Por vezes, por detrás da compulsão existe um parente próximo: a obsessão, que são os pensamentos e ideias que se repetem persistentemente na mente e que levam e mantém ao ato da compulsão.

Surgem assim sensações químicas de prazer no nosso organismo que podem ser obtidas por ingestão de substancias químicas como as drogas, álcool, cigarros, certos alimentos como o chocolate, ou pela produção de hormonas e neurotransmissores gerados por certas experiências como compras, festas, sexo, esportes radicais, etc. Estas sensações e experiências produzem prazer e promovem o alívio rápido da ansiedade, angustia, frustrações e etc.

Quem nunca teve pensamentos como: já que briguei como meu namorado vou comer um bolo inteiro de chocolate, ou vou fazer muitas compras até o meu cartão “estourar” ou vou beber muito! Pensamentos como essas são característicos da compulsão.

A origem dos comportamentos compulsivos ainda não está totalmente esclarecida. Mas alguns estudos apontam para a combinação de vários fatores, entre eles, alterações nos níveis de serotonina, dificuldades de lidar com a frustração, de se proporcionar prazer, antecedente famíliar, principalmente, quando falamos da compulsão por álcool e drogas, a qualidade dos relacionamentos e educação que podem favorecer o surgimento de compulsões de comportamento.

Pelo o que conversamos até agora ja vimos que existe a compulsão alimentar, que não necessariamente acontece por doces, ela pode acontecer por qualquer alimento que traga prazer ao sujeito, compulsão por álcool, drogas, compras, sexo, esporte radical, religião, dentre outras. As mais conhecidas são essas e o que irá defini-las como compulsão é o ciclo vicioso ansiedade-prazer.

As consequências dos comportamentos compulsivos podem ser devastadoras, criando um ciclo vicioso que agarra o indivíduo impedindo-o de viver livre. Este ciclo vicioso de ansiedade-obtenção de prazer-ansiedade pode tornar-se tão intenso ao ponto controlar por completo a vida de uma pessoa. Por isso, se você se identificou com o que apresentamos hoje procure ajuda de um psicólogo para trabalhar com você essa demanda. Vale ressaltar que é preciso identificar a causa da ansiedade que gera a compulsão,  pois se tratarmos apenas a compulsão em si com pouco tempo o paciente irá criar uma novo compulsão.

Ficou com dúvida sobre esse tema ou outros mande para a gente que teremos prazer de responder. Até a próxima.

Achou interessante? Compartilhe!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Aguarde...

    Informe Seu E-mail

    Quer receber meus artigos sobre temas relacionados a psicologia? Medos, Stress, Ansiedades, depressão... Cadastre seu melhor e-mail.