Vício em Games?

Addiction and dependency concept. Young man with pad joystick playing games. Male addicted to console playstation videogames.

No mês de janeiro o programa Fantástico da emissora Globo abordou um assunto muito recorrente no consultório e que faz parte da vida de todos nós, principalmente, daqueles que têm filhos adolescentes.
O programa relatou o vício/dependência que algumas pessoas estão desenvolvendo com os jogos virtuais, games. Esse é um problema que já vem nos acompanhando a algum tempo e tem se tornado cada vez mais sério. É fácil hoje em dia você encontrar adolescentes que não querem sair de casa para atividades sociais para terem mais tempo para jogar, que estão passando a madrugada em clara, estão deixando ou relutando muito para tomar banho, almoçar, fazer lição de casa e outras atividades rotineiras, sempre pensando no tempo que eles irão “perder”.
É quando essas atitudes passam a acontecer, quando o adolescente começa a trocar suas necessidades básicas por mais tempo para jogar que devemos ficar atentos e buscar ajuda especializada.
O vídeo game, o computador, o celular e o tablet fazem parte da vida da nova geração e devem está inseridos na rotina deles com limites e regras de usa. Se você percebe que esse limite não existe e não está sabendo como conduzir a situação é hora de buscar ajudar e orientação para que não seja desenvolvido um problema maior com o tempo. É precisa está atento aos comportamentos das nossas crianças e adolescentes.
Válido ressaltar, que a Organização Mundial de Saúde considera o vício em ganes um distúrbio mental deve incluir o “novo” distúrbio na CID. Vamos ficar atentos.

Achou interessante? Compartilhe!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Aguarde...

    Informe Seu E-mail

    Quer receber meus artigos sobre temas relacionados a psicologia? Medos, Stress, Ansiedades, depressão... Cadastre seu melhor e-mail.