Setembro Amarelo – Mitos e Verdades sobre o Suicídio

IMG_0137Durante o mês de setembro iremos falar um pouco sobre o suicídio devido a campanha nomeada de setembro amarelo que tem com objetivo alertar a população em geral sobre a realidade do suicídio no Brasil e no mundo e quais são as formas de prevenção.
Começaremos falando sobre Mitos e Verdades que envolvem esse tema. Vocês já ouviram o comentário: “Quem quer se matar não avisa.”? Essa afirmação é um grande mito. As pessoas que pensam em tirar a vida estão passando por um sofrimento e uma dor psíquica muito grande. Dessa forma, se um dia você ouvir alguém dizendo isso não menospreze, escute e peça para que ela busque ajuda especializada. A verdade é que muitas pessoas que falam sobre suicídio, cometem o ato.
Dizer que o suicídio aconteceu de repente e que o sujeito não deu nenhum sinal, também, é mito. Provavelmente, esse sujeito terá dado sinais, às vezes bem discretos, verbais ou comportamentais do que estava pensando em fazer. O que acontece é que, muitas vezes, não acreditamos que a pessoa será capaz, não valorizamos a fala dela e acabamos caindo no primeiro mito que falamos.
É comum, também, vermos discursos alegando que quem comete suicido é fraco, covarde e não tem fé em Deus, por exemplo. Esse também é um grande mito. Na verdade, o suicídio é um ato de desespero de alguém que já não vê mais saída para lidar com o seu sofrimento.
Se você tem contato com alguém que está apresentando um discurso ou pensamento suicida, se observa comportamentos de desesperança e desanimo ou se você está com esses pensamentos, busque ajuda! Com o tratamento e acompanhamento correto tem saída. Busque a ajuda correta e não ignore os sinais.

Achou interessante? Compartilhe!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Aguarde...

    Informe Seu E-mail

    Quer receber meus artigos sobre temas relacionados a psicologia? Medos, Stress, Ansiedades, depressão... Cadastre seu melhor e-mail.