Quanto tempo dura a terapia?

tempo_dura_leva_terapia_psicologia_fortaleza Quanto tempo dura a terapia?

É muito comum os pacientes chegarem para o seu primeiro dia de atendimento com muitas dúvidas e uma das mais frequentes é sobre a duração do processo terapêutico.

 Perguntas como:

  • Quantos atendimentos serão necessários para ter alta?
  • Podemos fazer um pacote com “x” sessões?
  • Gostaria de fazer terapia por dois meses apenas, é possível?

       O que para os pacientes pode ser uma pergunta simples e de extrema importância para a permanência e entrada deles em processo terapêutico, talvez, seja uma das perguntas mais difíceis de, nós terapeutas, respondermos pelo simples fato de que nos não conseguimos prever isso nos primeiros atendimentos.

       Quando o paciente chega ate o consultório já sabendo que deseja fazer terapia o terapeuta inicia a escuta da demanda e começa a estabelecer o vínculo para que aos poucos possamos, de fato, entrar em processo terapêutico. Dependendo da demanda do paciente ou da resistência dele ao processo podemos ficar alguns atendimentos nessa fase inicial, pois cada processo evolui respeitando o tempo do paciente.

       Em casos, em que os paciente chegam até o consultório por indicação médica, da escola ou de outras naturezas para fazer uma avaliação conseguimos ser mais assertivos quanto ao numero de sessões necessários, que em geral é realizada em 8 a 12 sessões. Lembrando que esse número de sessões são válidas para uma avaliação, após esses atendimentos é realizada uma devolutiva na qual deverá ser apresentado pelo terapeuta o resultado da avaliação e se o paciente tem demanda para realização de terapia.

       Sendo necessário o acompanhamento voltamos para o princípio de que passamos novamente a não conseguir definir o numero de sessões que iremos realizar. Se você conversar com outras pessoas que fazem ou que já fizeram terapia você irá encontrar pessoas que passaram 2 meses, outras 1 ano, outras que já estão a 5 anos em terapia, não conseguindo chegar a um consenso, até porque, isso não é o mais importante. O tempo de duração da sua terapia será suficiente para que você possa aprender a lidar e se ajustar funcionalmente as demandas. Por isso, não se preocupem com o tempo e quando estiverem em terapia irá perceber que o tempo fica pequeno diante das inúmeras descobertas feitas ao longo do processo.

       Espero ter conseguido esclarecer sobre o tempo de duração da terapia, aos poucos vamos conversando mais e esclarecendo outros pontos. Se tiver alguma dúvida ou sugestão de matérias comente no formulário abaixo, que terei o prazer de responder.

 

Até a próxima!

 

Achou interessante? Compartilhe!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Aguarde...

    Informe Seu E-mail

    Quer receber meus artigos sobre temas relacionados a psicologia? Medos, Stress, Ansiedades, depressão... Cadastre seu melhor e-mail.