Pensamentos Automáticos

IMG_0364Hoje falaremos um pouquinho sobre os pensamentos automáticos, vocês já ouviram falar deles?
Os pensamentos automáticos são fluxos de pensamentos que surgem em nossa mente sem que haja nenhuma reflexão ou deliberação. Costumam serem considerados verdades incontestáveis por quem os tem mesmo antes de qualquer avaliação.
Por exemplo, vamos imaginar a seguinte situação: você é tímido e após um grande esforço marcou um encontro com uma moça, mas ela não chegou no horário previsto. Antes de saber o que de fato aconteceu você já está pensando: “claro que ela não viria não sou atraente ou porque você inventou de marcar esse encontro se sabia que não ia da certo. ”
Na realidade você ainda não sabe o que aconteceu com a moça e ela pode estar só atrasada, mas nesse momento a sua cabeça já foi inundada por pensamentos ruins.
Vale ressaltar, que os pensamentos automáticos são em uma maioria ruins e negativos, mas que podem acontecer de forma positiva como pensar “vai da certo” diante de um desafio.
É importante lembrar que pensamentos automáticos não se limitam a pessoas ansiosas, deprimidas ou com qualquer forma de adoecimento psicológico, na verdade todos nós somos tomados por eles.
Os nossos pensamentos automáticos estão ligados a nossa forma de perceber o mundo, nosso histórico de vida e nossa autoimagem.
Apesar de todos nós termos pensamentos automáticos eles se tornam um problema quando passam a controlar quase todos os nossos pensamentos, emoções e ações. Diante disso precisamos ficar atentos para identificarmos se esses pensamentos são patológicos e aplicarmos a conduta clinica correta para que o paciente consiga reestruturar a sua forma de pensar. Fique atento!

Achou interessante? Compartilhe!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Aguarde...

    Informe Seu E-mail

    Quer receber meus artigos sobre temas relacionados a psicologia? Medos, Stress, Ansiedades, depressão... Cadastre seu melhor e-mail.