O Estresse Pós Traumático

imageHoje falaremos um pouco sobre um tipo de estresse que traz um prejuízo tão significativo a vida de um indivíduo que já foi retratado em filmes, livros e até ganhou uma descrição separada nos livros de psiquiatria. Estou falando do Estresse Pós Traumático.

Dessa forma, o Estresse Pós Traumático é um transtorno de ansiedade que surge, como o próprio nome indica, depois da pessoa ter passado por um acontecimento que constituiu um trauma psicológico. Se você já foi exposto a um acontecimento que constitui um trauma psicológico é possível que tenha desenvolvido um problema de ansiedade relacionado com essa situação. Habitualmente, trata-se de um acontecimento que foi uma ameaça à sua segurança ou à sua vida.

Essas situações mudam de pessoa para pessoa, mas as que costumam causar mais estresse são: assaltos, abusos, torturas, acidentes de carro, fenômenos da natureza de grande proporção, dentre outros.

Alguns autores acreditam que as situações estressoras provocam um sentimento de medo intenso, de impotência e desamparo e esse alto nível de estresse pode causar uma grande variedade de sintomas. Os sujeitos sob influência desse estresse podem apresentar, também, estados dissociativos, que levam a pessoa a reviver as situações traumáticas sob a forma de flashbacks e pesadelos.  Vale ressaltar, que a manifestação do trauma irá depender da suscetibilidade do indivíduo afetado, sua estrutura biológica, psíquica e emocional frente às emoções negativas e experiências conflituosas, ou seja, você pode passar por uma situação traumática com toda a sua família e só você desenvolver o transtorno.

No caso do sujeito desenvolver o transtorno, existem alguns sintomas e comportamentos atípicos que ele passa a apresentar depois da situação como: reviver o evento repentinamente, ficar alarmados com facilidade, se irritar rapidamente e evitar lembranças que recordem o trauma. É interessante, observar, que os sujeitos que desenvolveram esse estresse as vezes não conseguem lembrar do evento ocorrido com detalhes. Isso acontece por causa de um mecanismo de defesa do próprio insconsciente para evitar mais contato com as emoções negativas.

O tratamento desse transtorno deve ser feito, na maioria dos casos, com terapia medicamentosa e psicologica. Com a ajuda de um psicólogo o sujeito irá trabalhar melhor o trauma sofrido, buscar estratégias de enfrentamento, buscar entender porque esse situação o desorganizou tanto, dentre outras ações. Dessa forma, se você está passando por um Estresse Pós Traumático busque ajuda.

Achou interessante? Compartilhe!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Aguarde...

    Informe Seu E-mail

    Quer receber meus artigos sobre temas relacionados a psicologia? Medos, Stress, Ansiedades, depressão... Cadastre seu melhor e-mail.