O Estresse Pós Traumático

imageO assunto que iríamos tratar essa semana não era esse, mas com a enorme comoção que o país vem vivendo diante da tragédia que tirou a vida do ator Domingos Montagner vamos falar um pouco sobre Estresse Pós Traumático. Junto ao ator no momento do incidente estava a atriz Camila Pitanga que, também, nadava no rio e ainda tentou segurá-lo diante da correnteza. A atriz deu uma declaração dizendo não ter condições de continuar as gravações da novela depois do ocorrido.

O Estresse Pós Traumático é um transtorno de ansiedade que surge, como o próprio nome sugere, depois da exposição a um acontecimento que constituiu um trauma psicológico. Geralmente, trata-se de um acontecimento que gerou uma ameaça à segurança ou a vida do sujeito e este, possivelmente, sentiu medo, desespero, falta de ajuda ou horror.

Esse quadro psicológico pode acontecer em qualquer idade ou fase da vida pois estamos sujeitos a situações traumáticas ao longo de toda a nossa trajetória. Esse transtorno em algumas situações não apresentam todos os critérios diagnóstico para fechar o quadro, mas um bom diagnóstico diferencial é importante porque o sofrimento do sujeito é intenso independente do preenchimento dos critérios.

É importante ressaltar, que não se pode determinar quais são as situações que irão causar esse transtorno, pois o que irá determinar é a interpretação do sujeito sobre a situação vivida. Por isso, duas pessoas vivendo uma mesma situação irão ter interpretações diferente e assim vivências, também, diferentes.  Podendo apenas uma delas considerar a situação como traumática.

Os sintomas mais apresentados pelos pacientes com esse transtorno interferem em vários aspectos da vida do sujeito. Os sintomas aparecem no humor, no comportamento, na cognição, no corpo, no sono ou seja pode causar uma grande desorganização.

Não podemos afirmar que a atriz Camila Pitanga está com um quadro de Estresse Pós Traumático, pois não tivemos contato com ela. Porém os depoimentos dela levantam essa hipótese. Dessa forma, se você passou por uma situação traumática e se percebe desorganizado busque ajuda terapêutica, com o tratamento correto você conseguirá se organizar novamente e enfrentar com mais serenidade a situação difícil.

Achou interessante? Compartilhe!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Aguarde...

    Informe Seu E-mail

    Quer receber meus artigos sobre temas relacionados a psicologia? Medos, Stress, Ansiedades, depressão... Cadastre seu melhor e-mail.