Estou grávida!

imageDando continuidade à nossa série de postagens sobre quais são os motivos que podem levar uma pessoa a buscar um psicólogo, hoje falaremos sobre um acontecimento que para a maioria das pessoas é um presente e traz muita felicidade que é chegada de um bebê.

A descoberta de que a família ira aumentar e que tem um bebê a caminho é envolvida por vários sentimentos que vão desde a felicidade até a insegurança e o medo pelas mudanças que irão ocorrer ao longo da gestação e quando o bebê nascer. Por muitas vezes, as mulheres acabam por não aceitar esse mix de sentimentos e se culpam por não estarem plenas nesse momento.

É válido ressaltar que essa confusão de sentimentos é normal, pois muitas mudanças irão acontecer na vida do casal e na vida da mulher. Durante a gestação o corpo da mulher Se transformará, com o desenvolvimento e o crescimento do bebê, e muitas vezes lidar com essas mudanças, com a mudança da imagem corporal não é nada fácil. Além disso as prioridades serão revistas, os planos para o futuro reavaliados, ajustes na rotina serão realizados, será necessário lidar com o novo.

Quando temos o cenários de um filho planejado essas mudanças podem ser amenizadas, mas e quando acontece de surpresa? Sem planejamento ou no início de um relacionamento? É preciso levar em consideração todos os fatores envolvidos na chegada dessa notícia e compreender que apesar de ser um lindo presente, os momentos que se seguem a ela podem trazer sim um mix de sentimentos.

As mulheres e até mesmo os homens não devem se culpar por isso e sim buscar ajudar para lidar com esse novo caso não estejam conseguindo fazer sozinhos, não devemos estar preocupados em agir como o esperado pelos que nos cercam, mas sim estarmos atento aos nossos sentimentos e pensamentos para não permitir que eles se fortaleçam tornando o momento ainda mais difícil.

Dessa forma, se você está grávida fique atenta aos seus sentimentos e tenha paciência com você, não espere sentir só sentimentos bons, permita-se viver todos os altos e baixo desse momento tão bom e novo, mas se os sentimentos ruins estão prevalecendo, você tem se percebido triste, sem conseguir  planejar e executar ações necessárias para a chegada do bebê,  busque ajuda.

Achou interessante? Compartilhe!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Aguarde...

    Informe Seu E-mail

    Quer receber meus artigos sobre temas relacionados a psicologia? Medos, Stress, Ansiedades, depressão... Cadastre seu melhor e-mail.