É preciso “dizer não”.

imagePor vezes em nossas vidas nos pegamos com dificuldades de dizer não. A princípio parece uma tarefa fácil e até trivial do dia a dia, mas não é bem assim que funciona para algumas pessoas em determinadas situações.

É comum chegar no consultório pacientes adoecidos pela incapacidade de dizer não. Esses pacientes passaram, até o momento, engolindo as suas vontades, deixando de lado as suas prioridades para atender as solicitações que lhes são feitas. Na maioria dos casos é mais difícil para esses pacientes dizer não para um grupo determinado de pessoas. Esse grupo muda de acordo com a causa dessa impossibilidades, mas é comum encontrarmos país, chefes, alguns amigos e em casos mais significativos se vê dificuldade de dizer não ate para uma vendedora de loja do shopping.

É fácil identificar quando “dizer o não” tornou-se um problema, se você observar os seus comportamentos e sentimentos diante das solicitações que lhes são feitas e perceber que por vezes você quiz negar, mas não consegui e essa impossibilidade trouxe sentimentos ruins é preciso ligar o sinal de alerta. Essas demandas podem ser coisas bem simples não sendo necessário que seja um pedido diferente dos triviais.

Os motivos que levam uma pessoa a ter essa dificuldade são inúmeros que vão desde a necessidade de manter uma imagem, a timidez, o medo de ser julgado, dentre outros. O importante diante de situações como essas é busca ajuda, pois com o tempo esse comportamento causa grande sofrimento e pode evoluir para transtornos de ansiedade, por exemplo.

Vale ressaltar, que é normal em um momento específico querermos negar algo e não conseguirmos fazer, o que precisa de cuidado é quando essa incapacidade torna-se constante e vem acompanhada de sentimentos ruins e frustração por mais uma vez não ter conseguido.

Achou interessante? Compartilhe!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Aguarde...

    Informe Seu E-mail

    Quer receber meus artigos sobre temas relacionados a psicologia? Medos, Stress, Ansiedades, depressão... Cadastre seu melhor e-mail.