É hora de tirar a chupeta, e agora?

chupetaEstava em uma loja de brinquedos infantil essa semana e uma cena me chamou atenção. A mãe e o filho de três anos estavam lá para a criança escolher o presente que ele iria “pagar” com as suas chupetas. A cara de aflição da mãe deixava claro o quanto aquele momento estava sendo difícil para ela e sem dúvidas para o pequeno também que por enquanto estava envolvido com a escolha do presente. Porem não podemos afirmar que essa tranquilidade permaneceria no primeiro choro, dengo, medo, soninho, dentre outras situação.

Mudar o habito ou um comportamento infantil é difícil, requer paciência e determinação. Principalmente se for a retirada da chupeta. Alguns pais se recusam a oferecer a chupeta para o bebê porque o momento da retirada será difícil. Outros não oferecem porque foram orientados pelos dentistas. Enfim, a questão aqui não é discutir se o uso é apropriado ou não. A questão é como retirar, como fazer com que a criança pare de chupar o bico.

O processo de retirada da chupeta deve acontecer em parceria com o filho, é importante que ele entenda o que vai acontecer e possa cumprir, na medida do possível, o que esta sendo acordado. Explicar que ele não precisa mais da chupeta e que ele já pode dormir sem, também, faz parte. E, além disso, persistência, firmeza e tranquilidade dos pais. os É preciso esta firme nesse proposito, pois será difícil.  Uma vez retirada a chupeta, ela não deve voltar de forma alguma. Isso poderia passar para a criança a sensação de que ele pode ficar nesse “jogo”.

A primeira noite sem a chupeta será difícil, muito provavelmente, a criança irá demorar a dormir e pode acordar algumas vezes durante a noite, mas a segunda já será melhor e a tendência é que a melhora seja progressiva.

Existem algumas dicas que podem ajudar nesse processo: ir retirando primeiro a chupeta durante o dia, ofereça brinquedos e tente distrair a criança com outras coisas, se a criança tem várias chupetas vá aos poucos diminuindo essa quantidade, avise na escola que estão começando a tirar a chupeta para que eles não ofereçam, ajude a criança a não pensar na chupeta mude a rotina de dormir dela, se ela não costuma tomar banho inclua na rotina, leia história, coloque alguns brinquedos próximo a ela, por exemplo, e lembre-se que é um processo e como todo processo ele é feito de etapas.

Uma vez que a criança dormir sem chupeta não ofereça mais caso ela acorde chorando durante a noite, ofereça água, acalente, mas não volte com a chupeta. Vale ressaltar, que cada criança tem sua particularidade e singularidade e por isso não podemos afirmar que todas reagiram como supracitado.

Dessa forma, o processo de retirada da chupeta é dolorosa para os pais e para a criança será difícil, mas é preciso acontecer. Por isso, papais e mamães se munam de coragem e pensem que a chupeta tem função ate uma idade depois disso é importante fazer o desmame. O seu pequeno irá conseguir ficar bem sem a chupeta só é preciso paciência e persistência.

Achou interessante? Compartilhe!
    2 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Aguarde...

    Informe Seu E-mail

    Quer receber meus artigos sobre temas relacionados a psicologia? Medos, Stress, Ansiedades, depressão... Cadastre seu melhor e-mail.