É Carnaval!!!

imagem carnavalÈ carnaval… tempo de festa, descontração, brincadeiras, musica, dança e tudo que lembra felicidade! Essa é a época do ano mais esperada por grande parte da população. Vivemos, nos dias atuais, uma vida atribulada, tentando conciliar a vida profissional e a pessoal. Estamos diariamente pagando contas e lidando com os desafios do dia a dia. Porém, para muitos, quando chega o carnaval, a racionalidade deixa espaço para alegria e o prazer tomarem conta. Para Freud, é neste momento que o ID, uma instância psicológica que cada indivíduo possui, é tomado pelos impulsos do prazer e conduzido pelos desejos, não mais pelas conseqüências.

As fantasias, muitas vezes usadas, nos protegem dos julgamentos e das possíveis criticas. Acredito que essa seja a festa mais democrática e é nela que grande parte da população se liberta, sem se preocupar com a censura. Alguns especialistas afirmam que este período é importante para ajudar a vivenciar outros aspectos psicológicos. É a hora em que o indivíduo se permite extravasar e ser diferente do que é nos outros dias do ano. Se permitindo ser para além das expectativas da sociedade.

Quando chega a quarta-feira de cinzas é hora de voltar à vida real. Durante o resto do ano os momentos de prazer vividos neste período ficarão guardados na memória dos foliões, que já começarão a esperar, ansiosos, pelo próximo ano, para deixarem a fantasia tomar conta.

È valido e importante vivermos esses momentos de descontração, mas também é necessário vive-lo com limite e saúde. É tempo de carnaval, é tempo de diversão e na quarta feira é dia de retornar as atividades normais com todo animo e foco que elas ficaram “esquecidas” na sexta feira e se você ainda não entrou no ritmo, é hora de fazer o ano valer. Bom carnaval á todos!!!

Achou interessante? Compartilhe!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Aguarde...

    Informe Seu E-mail

    Quer receber meus artigos sobre temas relacionados a psicologia? Medos, Stress, Ansiedades, depressão... Cadastre seu melhor e-mail.