As crianças voltam às aulas.

volta_as_aulasCom a chegada do mês de agosto terminam as férias do meio do ano e damos início ao segundo semestre do ano letivo. É hora de as crianças voltarem a sua rotina e consequentemente os papais também. É um momento que traz um misto de sentimentos, pois com a volta da rotina as crianças voltam a suas atividades e os pais tem aquela sensação de vida mais organizada, mas, também, acabam os momentos de lazer fora de hora.

O retorno as aulas para o segundo semestre tende a ser mais tranquilo e as crianças, normalmente, não apresentam dificuldades no processo de readaptação, pois voltam para a mesma sala com os mesmos colegas e professores. Porém, se o seu pequeno está com dificuldades de ficar na escola ou de se acostumar com a rotina novamente algumas dicas são importantes nesse período de adaptação.

                Em casa, conversar com a criança informando que as férias acabaram que é hora de voltar a escola, encontrar com os amigos, voltar paras as atividades extras como esporte, inglês, dentre outras, sempre as deixam conscientes do que está acontecendo. Se possível, tentar que elas comecem a dormir e acordar próximo ao horário da rotina para que o próprio organismo retome o ritmo. Enfatizar o quanto é legal retomar as aulas e envolvê-las nesse processo deixando que elas participem da organização do material escolar, seja escolhendo ou apenas na preparação da mochila e farda, por exemplo. Dar o suporte que eles precisarem nesse período, estar mais próximo, conversar sobre as atividades que aconteceram na escola e acompanhar a agenda escolar os recados e avisos que a escola manda informando como está o desenvolvimento da criança no dia a dia.

Na escola, é importante que todos os envolvidos nesse processo de adaptação participem, os pais devem mostrar-se confortáveis e seguros com a escolha da escola e com o ambiente em que o filho ficará, passando essa segurança para eles; os professores devem receber a criança com atenção e ser ferramenta indispensável no processo de socialização da criança com os colegas de sala e as atividades desenvolvidas; tratar nas primeiras aulas sobre como foram as férias e o que as crianças fizeram, também, podem ajudar as professoras nesse processo de adaptação dos alunos.

Então, vamos lá para mais um semestre cheio de desafios e conquistas. Como todo começo é hora de novas metas e de novos cuidados com você. Fique atento a você e aos seus pequenos, o processo de adaptação é normal, mas breve. Dessa forma, se a criança esta com muita dificuldade nesse processo procure a ajude um psicólogo para entender melhor o que está acontecendo. Um bom semestre a todos e até o próximo post.

Achou interessante? Compartilhe!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Aguarde...

    Informe Seu E-mail

    Quer receber meus artigos sobre temas relacionados a psicologia? Medos, Stress, Ansiedades, depressão... Cadastre seu melhor e-mail.