Como escolher a escola ideal para o seu filho?

imageO ano novo chegou e com ele algumas decisões e mudanças de rotina serão feitas para a organização do ano da família. Uma decisão que normalmente acontece no início do ano é qual escola o filho vai estudar. Vamos falar um pouquinho hoje sobre a escolha da primeira escola.

O primeiro ponto a ser levado em consideração é qual a idade que o seu filho vai entrar na escola, ele vai para o berçário ou já para a educação infantil? Algumas escolas oferecem desde o berçário até o ensino médio e outras são especializadas em crianças pequenas, indo somente até a conclusão da educação infantil. O planejamento de quando o seu filho vai entrar na escola pode ser feito com boa antecedência até para que se possa definir quais são as prioridades para a escolha e determinar os valores que deseja investir.

Saber lidar com as expectativas que essa escolha envolve, também, é importante, pois por menor que sejam, os pais sempre nutrem algum tipo de expectativa em relação ao desenvolvimento e à escolarização dos filhos. É interessante que estejam conscientes dos seus anseios e projeções em relação ao papel escola nesse processo. E além disso, possam entender qual de fato é o papel da escola para que não exista frustrações futuras.

Levar em consideração o tipo de escola a ser escolhido, também, é importante e deve ter uma similaridade com o estilo de vida da família, uma vez que a vivência dos filhos na escola fará parte da vida familiar por um bom tempo. Será nesse ambiente que os filhos farão as amizades e diversos vínculos emocionais. Completando o ambiente escolar se faz necessário compreender os objetivos da escola, os métodos de ensino, o projeto pedagógico, a filosofia, a visão de homem e de mundo, pois esses aspectos devem “conversar” com os projetos e valores da família.

Esses são apenas alguns pontos, dentre tantos, que podem auxiliar os pais e todo o núcleo familiar no processo de escolha e escolarização dos filhos. O suporte psicológico se faz quando os pais não conseguem chegar a uma conclusão ou já fizeram escolhas que julgam equivocadas e desejam um suporte maior na nova escolha. Quando a criança esta em processo terapêutico o psicólogo já dá esse suporte realizando uma avaliação periodicamente de como está o relacionamento criança-escola e de qual a visão dos pais. Dessa forma, busque ajuda se estiver com dificuldades. Ate o próximo.

Achou interessante? Compartilhe!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Aguarde...

    Informe Seu E-mail

    Quer receber meus artigos sobre temas relacionados a psicologia? Medos, Stress, Ansiedades, depressão... Cadastre seu melhor e-mail.