As férias das crianças estão chegando, e agora?

imageQuando pensamos no mês de julho logo pensamos em Férias, certo? Ainda mais se temos crianças e adolescentes em casa, pois é período de férias escolares. E com a chegada dessa época como lidar com as nossas crianças? Para alguns pais a chegada desse mês é também sinônimo de desorganização da rotina e esse fato, por vezes, causa angústia e ansiedade.

Atualmente, com a inserção cada vez maior das mulheres no mercado de trabalho formal, as famílias têm contato com a escola para organizar a sua rotina diária e como fazer quando as crianças entram de férias? Que o período que estavam na escola estará desocupado? É o momento dos pais mostrarem toda a sua flexibilidade e criatividade.

É preciso lembrar que assim como nos adultos as crianças e adolescentes de hoje possuem uma rotina cansativa e estressante, sendo muitas até superestimuladas. Diante disso, as férias devem se tornar uma ocasião para fazer atividades que, no dia a dia, não serão possíveis, como brincadeiras e passeios.
Mas nem todos os tipos de atividades são bem-vindas nesta fase de férias. As atividades pedagógicas, por exemplo, só são indicadas se forem feitas de maneira lúdica, ou seja, o conteúdo aprendido na escola pode e deve ser recordado no dia a dia da criança, mas na forma de brincadeira e não de estudo. “Por exemplo, a filha, ao ajudar a mãe a fazer um bolo, aprende matemática com o uso das frações. Isso é um aprendizado, mas a rotina precisa ser de férias, porque, agora, não é hora de estudar.” Ou seja, o conteúdo pedagógico esteve presente, mas de forma informal, sem cobrança e fora da rotina.

Uma dica importante é que os pais conversem com os filhos sobre os seus interesses e desejos para as férias e façam um planejamento para ver o que se pode atender, como e quando. As vezes, os pais imaginam alguns programas para o filho sem falar com eles e acabam por causarem situações chatas.
Um outro detalhe importante é que os pais já devem verificar com quem as crianças ficarão, se na casa dos avós, com uma babá, se irão para uma colônia de férias, dentre outras possibilidades. É preciso planejar e isso se torna um desafio para os pais tendo em vista que a rotina deles permanece a mesma, eles continuam trabalhando. Mas é válido ressaltar que apesar de desafiador o planejamento antecipado pode facilitar esse mês sem rotina.

É preciso lembrar, também, que apesar do período ser dedicado ao descanso e à brincadeira não existe motivo para não se impor limites. Mesmo neste período, a necessidade de impor limites continua e é necessário que seja feito, pois facilitará a volta da rotina no término das férias.

Dessa forma, se os pais conseguem se organizar e planejar o mês de férias das crianças ele pode ser menos difícil do que se imagina, mas é preciso fazer e colocar em pratica o planejado, com isso os momentos poderão ser maravilhosos e de união para a família. Para finalizar, válido lembrar  que não se faz necessário que esse planejamento envolva grande gasto financeiro, é possível buscar programações que caibam no orçamento e no tempo disponível de cada família.

Achou interessante? Compartilhe!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Aguarde...

    Informe Seu E-mail

    Quer receber meus artigos sobre temas relacionados a psicologia? Medos, Stress, Ansiedades, depressão... Cadastre seu melhor e-mail.